Loja Elétrica confirma instalação em Pedro Leopoldo após intensa articulação política e ambiental

Notícias PLFM

Loja Elétrica confirma instalação em Pedro Leopoldo após intensa articulação política e ambiental
Loja Elétrica confirma instalação em Pedro Leopoldo após intensa articulação política e ambiental (Foto: Reprodução)

A instalação do centro de distribuição da Loja Elétrica, empresa referência no setor elétrico e logístico, que promete gerar 300 empregos diretos e impulsionar a economia da região é comemorada nesta semana em Pedro Leopoldo. 


O empreendimento será construído entre o Fashion City e a Lapa Vermelha, próximo à divisa com Confins.


Desde 2023, o projeto enfrentava obstáculos no licenciamento ambiental e chegou a ficar parado por oito meses devido a divergências entre órgãos competentes sobre a área de influência da cavidade natural existente na região.


O prefeito Emiliano Braga afirmou que havia o risco da empresa desistir de Pedro Leopoldo: “Eles já tinham nos dado um ultimato, dizendo que deixariam a cidade. Pedimos seis meses para resolver os entraves, e conseguimos a licença em seis meses e vinte dias”, explicou.


A solução veio após articulação política envolvendo o governo do Estado, a deputada Naiara Rocha e as secretarias de Meio Ambiente (municipal e estadual), resultando em um documento que garantiu autonomia ao município para licenciar empreendimentos de baixo impacto ambiental na área.


O novo centro de distribuição da Loja Elétrica terá 40 mil m² na primeira etapa, com possibilidade de expansão para 160 mil m². Inspirado em modelos de empresas como Amazon e FedEx, o complexo contará com alto nível de automação.


Embora o investimento total seja menor que o previsto anteriormente para uma cervejaria como a Heineken, o potencial de arrecadação de ICMS e de geração de empregos qualificados da Loja Elétrica é equivalente. “São analistas, gestores e profissionais com boa remuneração, o que eleva a qualidade do mercado de trabalho local”, destacou o prefeito.


Ainda em 2025, a Loja Elétrica iniciará a montagem do canteiro de obras e a preparação do terreno, com supressão de vegetação e abertura de acessos. As obras pesadas de terraplanagem devem começar em 2026, em período mais favorável, evitando riscos financeiros.