Homem é vítima de golpe após criminosos clonarem perfil de advogado em Pedro Leopoldo
Notícias PLFM
Nesta quinta-feira (9), um morador de Pedro Leopoldo foi vítima de um golpe aplicado por criminosos que se passavam por advogados, resultando em um prejuízo próximo a R$ 12 mil.
De acordo com informações, o homem recebeu mensagens por um aplicativo de mensagens, nas quais os golpistas afirmavam que ele teria vencido uma ação judicial contra uma instituição financeira por descontos indevidos. Os autores chegaram a enviar uma suposta cópia de processo e solicitaram dados pessoais e bancários da vítima.
Durante a conversa, o morador também participou de uma videochamada com uma pessoa que se apresentou como integrante do setor jurídico de um tribunal, o que aumentou a credibilidade do golpe. Acreditando na veracidade das informações, ele acabou repassando senhas e dados de acesso a contas e aplicativos.
Posteriormente, a vítima descobriu que o perfil de seu advogado havia sido clonado por criminosos, que vinham aplicando o mesmo golpe em outros clientes. Em seguida, ele notou que haviam sido realizadas quatro compras não autorizadas em seu cartão de crédito, totalizando mais de R$ 12 mil.
As transações foram contestadas junto ao banco e a ocorrência registrada.