Vereador critica possível cobrança em credenciamento de artistas e pede reavaliação da Prefeitura de Pedro Leopoldo

Notícias PLFM

Vereador critica possível cobrança em credenciamento de artistas e pede reavaliação da Prefeitura de Pedro Leopoldo
Vereador critica possível cobrança em credenciamento de artistas e pede reavaliação da Prefeitura de Pedro Leopoldo (Foto: Reprodução)


Durante a reunião da Câmara Municipal desta segunda-feira (20), o vereador Gael Silveira manifestou preocupação com a proposta de cobrança de R$ 138,90 para que artistas participem do credenciamento cultural em elaboração pela Prefeitura de Pedro Leopoldo.

Segundo o parlamentar, a proposta apresentada em reunião realizada na terça-feira, dia 14 pegou muitos de surpresa, especialmente por não ter sido previamente deliberada pelo Conselho Municipal de Cultura.

“É importante que haja diálogo com o Conselho de Cultura. A classe artística precisa ser ouvida. O poder público tem responsabilidade de potencializar a cultura, mas não pode onerar ainda mais quem já enfrenta dificuldades”, destacou.

O vereador relatou que conversou com a secretária de de Bem estar sobre o tema e reforçou que muitos artistas locais, sobretudo os iniciantes, enfrentam barreiras financeiras para se manterem ativos culturalmente.

“A gente sabe o quanto é difícil se manter com arte, por falta de oportunidades e valorização. Cobrar para participar de um credenciamento é injusto, ainda mais quando o cachê oferecido é baixo”, afirmou.

Ele também citou o exemplo do município de Matozinhos, que utiliza a mesma plataforma de credenciamento proposta para Pedro Leopoldo, mas sem cobrança aos artistas.

“Em Matozinhos, a prefeitura arca com os custos do credenciamento. Aqui, o artista teria de pagar para participar e ainda arcar com impostos sobre o cachê. Isso precisa ser revisto antes da publicação do edital”, reforçou.

O vereador encerrou pedindo que o Executivo municipal reavalie a cobrança e mantenha um diálogo aberto com o Conselho de Cultura e os artistas locais antes de formalizar o credenciamento.